Oque vc acha desse blog ????.

sábado, 12 de outubro de 2013

O tempo passa diferente no espaço ?

Em algum momento você já deve ter ouvido falar que o tempo passa diferente no espaço ou que os astronautas sentem o tempo passar de maneira diferente. Então, será que o tempo passa diferente no espaço?

Tecido espaço-tempo e relatividade

teoria_relatividade_01
Para entender melhor como o tempo funciona, primeiro precisamos compreender o que a teoria mais famosa da humanidade, criada por Einstein, dizia. A Teoria da Relatividade Geral fala que o tempo e o espaço, apesar de serem coisas diferente, estão totalmente interligadas, formando uma espécie de tecido, chamado espaço-tempo.
E, mesmo que esteja parado enquanto lê esse texto, você ainda está viajando no tempo, pois ele está sempre fluindo. Para completar, o tempo é relativo, sendo diferente para cada pessoa. Mas como assim?

Relatividade do tempo

Dar um tempo
Imagine que você conseguiu uma passagem para viajar em um espaçonave durante 5 anos e que ela voaria quase a velocidade da luz. Depois de voltar, você notaria algo muito estranho, pois na Terra teriam passado 100 anos! Isso mesmo, para você o tempo na Terra teria se acelerado e para as pessoas na Terra o tempo teria desacelerado para você.
Exatamente pelo tempo ter passado de uma maneira para você e de outra para as demais pessoas, ele é chamado de relativo, pois dependendo de sua posição ele passa de uma maneira diferente.

Então, o tempo passa mais rápido no espaço?

tempo-voando1
Não! O tempo não passa de maneira diferente no espaço. O que faz ele passar mais rápido ou devagar é a velocidade. Ou seja, se você estiver andando em um carro na Terra, o tempo estará passando mais devagar para você do que para uma pessoa caminhando, mas como a diferença de velocidade não é muito grande, se comparada a velocidade da luz, a diferença de tempo é tão pequena que se torna praticamente impossível de perceber, mas ela existe.
Resumindo: o tempo e o espaço são coisas que andam juntas. O tempo é relativo a velocidade em que você se descola no espaço. E Einstein era um gênio, afinal quem mais poderia imaginar tais coisas?

Curiosidade temporais

teoria-da-relatividade-thumb3733903
-  O tempo passa mais devagar para os astronautas na ISS, pois eles estão voando muito rápido ao redor do planeta. Infelizmente em seis meses eles ficam menos de um segundo mais jovens que a gente, devido a sua velocidade ainda estar muito abaixo da velocidade da luz;
- Segundo a teoria de Einstein, se conseguíssemos atingir a velocidade da luz, o tempo simplesmente pararia;
- A teoria de Einstein pôde ser provada pelos satélites, pois eles se movem a altas velocidades em volta da Terra. Sendo assim seus relógios tem de ser acertados diariamente, pois eles se atrasam alguns milionésimos de segundos em relação ao tempo na Terra;
-  A gravidade também influencia na passagem do tempo, mas isso é história para outro post

Nenhum comentário:

Postar um comentário