Oque vc acha desse blog ????.

sábado, 12 de outubro de 2013

O mapa pro fim do mundo

A humanidade tem sorte de viver em uma época onde a Terra anda sofrendo pouco com meteoros, afinal uma grande pedra fora de rumo poderia, com facilidade, dar fim a tudo que foi feito até hoje, fazendo a humanidade entrar para a história ao lado dos dinossauros. Para evitar tal problema a NASA fez uma mapa com as principais ameaças a vida por aqui e a coisa não parece muito boa:

Formação dos meteoros

uesc_09_img0528
Nosso sistema solar provavelmente se formou a partir de uma nuvem de poeira de uma supernova. Conforme os anos iam passando, aquela poeira ia se juntando. A maior dela acabou por virar o Sol, com 99% da matéria que existia aqui, e o resto ficou para os planetas. Só que no meio dessas formações, muito material ficou meio solto, formando pedras e cinturões de asteroides que jamais viraram planetas ou corpos celestes grandes.
Por isso o Sistema Solar é um aglomerado de lixo espacial andando de um lado para o outro. Por sorte nós temos Júpiter aqui perto, pois ele, com sua massa enorme, é capaz de desviar muitos desses perigos que poderiam vir dar de cara na Terra. Só que mesmo assim ainda estamos em “maus lençóis".

Muita pedra e pouco espaço

120447_Papel-de-Parede-Chuva-de-meteoros--120447_1920x1200
Depois da humanidade descobrir que os meteoros vindos do espaço eram comuns e que isso poderia ser capaz de exterminar a vida por aqui, muitos pesquisadores viraram seus olhos para os céus tentando ver o que está acontecendo a nossa volta e quem sabe até nos salvar de uma tragédia maior.
A NASA fez um mapa dos meteoros próximos a Terra, levando em conta apenas os que são de alguma maneira perigosos e um dia podem cair aqui. O resultado deu um total de 1400 em nossa vizinhança! E o mapa deles é assim:
phanasa2000crop
Nele é possível ver as órbitas de todos os meteoros que estão na proximidade. Chega a assustar, mas a NASA avisou que não existe previsão para um grande impacto nos próximos 100 anos. Vamos torcer para que ela esteja certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário